em pauta

Prefeitos se reuniram para avaliar o Hospital Regional

Dandara Flores Aranguiz


Foto: Divulgação
Gestores que fazem parte da AM-Centro discutiram temas como prazos e regulação do hospital

O Hospital Regional Centro, em Santa Maria, foi assunto para 22 dos 33 prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro), que se reuniram, na manhã de hoje, com a direção do complexo de saúde. Na pauta do encontro, que ocorreu no prédio do Regional e foi fechado à imprensa, um dos temas abordados foi a regulação dos encaminhamentos dos pacientes.

Equipamentos novos começam a chegar nesta semana ao Hospital Regional de Santa Maria

De acordo com o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, outra reunião foi agendada para o dia 22 de agosto entre prefeitos e secretários de Saúde da região.

- O objetivo era a integração entre os prefeitos da região com a administração do hospital neste momento de regramento da regulação. A gente precisa alinhar o fluxo. Nós tiramos algumas dúvidas e chegamos à conclusão da necessidade de a gente ter um grupo de trabalho para definir um fluxo de encaminhamento dos municípios para o hospital - comentou Pozzobom.

A dificuldade de algumas prefeituras em fazer os encaminhamentos também foi abordada na ocasião, já que há Secretarias de Saúde que não conseguem cumprir, ainda, o cronograma de agendamentos fixado pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

Autoridades recomendam que prevenção contra toxoplasmose sejam mantida

- Foi uma conversa, nada além disso. Uma visita institucional e de apresentação do funcionamento do ambulatório, nada mais - declarou o titular da 4ª CRS, Roberto Schorn, que também participou do encontro. O diretor do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Elson Romeu Farias, e o diretor-executivo do Hospital Regional, Elvis Prestes, também estavam presentes.

- Também cobramos a quinta especialidade prevista para o ambulatório, a oftalmologia, que, segundo a administração, os aparelhos necessários devem chegar nos próximos dias, bem como os de imagem - afirmou o prefeito de Santa Maria.

Em relação aos prazos para abertura total do hospital, Pozzobom disse que, em até dois anos, pretendem estar "com tudo em funcionamento, com um cronograma de trabalho".

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na próxima segunda-feira, o Hospital Regional também será tema de uma audiência pública, às 14h30min, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O encontro vai discutir a abertura de leitos e a execução do convênio de gestão do complexo hospitalar. Autoridades locais, regionais e estaduais, além da população, são convidadas a participar do debate.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereadores cobram da prefeitura uma resposta sobre denúncia de servidores no PA do Patronato Anterior

Vereadores cobram da prefeitura uma resposta sobre denúncia de servidores no PA do Patronato

Mais de 103 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe na cidade Próximo

Mais de 103 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe na cidade

Saúde